Tenha ânimo


Tende Bom Ânimo


João 16:33b

No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Grandes calamidades tem assolado a terra; a peste, a fome, terremotos, guerras, e outras mazelas decorrente das consequências destas, tais como; a dor, o sofrimento, as tribulações, desilusões, rejeições, o desamor, a falta de fé, intrigas, inversão de valores, etc. Jesus ao pronunciar as palavras de despedida relatadas no livro de João 16: 25 - 33, instruindo os seus discípulos e aos que com eles ali estavam, lhes orientando a permanecerem firmes na fé e nos ensinamentos a qual lhes foi dado, mostrando através de suas atitudes que Ele havia vencido todas adversidades da vida, e que a eles e a nós também seria possível vencer.
Estas aflições, diante das palavras de Jesus seriam passageiras, Ele também nos ensinou que não deveríamos temer aos que podem matar o corpo pois estes não podem matar a alma, devendo temer aquele que pode fazer perecer no inferno o corpo e a alma, seguindo fielmente no propósito para qual fomos chamados (Mt 10:28). Nós não fomos enganados ao escolher servir a Cristo, Ele nos garantiu que aqui na terra aquele a quem abandonasse tudo para lhe seguir receberia cem vezes mais de tudo quanto tinha antes e por fim a vida eterna (Mc 10:30), Ele deixou claro sobre as aflições, perseguições, desilusões etc. mas garantiu em troca disto se fossemos fiéis até a morte, receberíamos a coroa da vida (Ap 2:10).
Jesus conhecendo a tendencia natural do declínio do caráter humano não exitou nem poupou em seus ensinamentos e advertências. Na segunda carta de Paulo a Timóteo (2 Tm 3: 1 - 9). Este inspirado pelo Espírito Santo de Deus relata sobre a índole do homem nos últimos dias, que viriam tempos trabalhosos; homens amantes de si mesmos, avarentos, arrogantes, profanos, desobedientes a pai e mãe, ingratos, que estes seriam caluniadores, irreconciliáveis, cruéis, traidores, mais amigos do mundo do que amigos de Deus, vivendo de aparência. Paulo deixou claro que estes não lograriam êxito pois seria manifesto a sua loucura por resistirem a verdade, assim como se sucedeu a Janes e Jambres quando estes opuseram-se a Moisés. Eis aí parte da causa de tantas coisas tristes que vem acontecendo ao homem, a semente de tantas amarguras e crueldades colhida neste tempo.
Nós não estamos imunes de padecer perseguições, Paulo afirma que aqueles que verdadeiramente querem viver em Cristo estão passíveis a esta ação (2 Tm 3:12), tendo como garantia a certeza de que se estamos em Cristo venceremos o mundo, pois maior é aquele que está conosco.
Ao escolher servir a Deus devemos nos despir do velho homem, nascer da aguá e do espírito, pois somente assim seremos dignos do cuidado e da proteção do Senhor, se entregar por completo, renunciar as propostas que aos nossos olhos parecem ser a oportunidade chave para que possamos alavancar as nossas vidas, saber crer e esperar mesmo diante da adversidade, não entregar os pontos, mas se curvar diante do Senhor e depositar sobre Ele todos os nossos anseios, provando em quem temos crido, porque Ele é quem supre todas as nossas necessidades.

Deusimar Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas